O sistema modular tem por finalidade oferecer uma solução eficaz e econômica para o combate a incêndio, com várias vantagens quando comparado aos sistemas convencionais.
É constituído por: recipiente, válvula e disparador podendo conter qualquer tipo de agente extintor, operando com baixa pressão.
Sistema ideal para Centros de Processamento de Dados (CPD), Centrais Telefônicas e ambientes onde se faz necessário o combate por inundação total.
O modular está equipado com válvula de acionamento automático pelo sistema de disparo pirotécnico, com alimentação elétrica autônoma através da central de incêndio permitindo o escoamento do agente extintor numa abertura total e instantânea.
Através dos sistemas de detecção e alarme convencional ou endereçáveis, o acionamento dos módulos se dará apenas nos locais onde exista efetivamente o sinistro de incêndio, evitando prejuízos desnecessários pela interdição do local ou descarga do agente extintor.
Atuação imediata no combate ao incêndio, pois os módulos são instalados dentro do local de risco e possuem a quantidade de agente necessária para combate num tempo mínimo, evitando danos na área protegida, devendo a descarga ocorrer num período entre 6 e 10 segundos.
O combate se dá no início do fogo, pois são instalados sensores de alta sensibilidade na área de risco, os quais detectam o princípio de incêndio de modo a acionarem alarmes e, se necessário, atuar o sistema de combate através de uma central de incêndios.
O sistema modular é econômico por que: