O Sistema fixo de extinção por CO2 tem como objetivo detectar e extinguir o fogo através de inundação total do gás na área efetiva de risco. Isto ocorre, pois, o CO2 diminui a concentração de oxigênio do ambiente fazendo com que o fogo não possa mais realizar o trabalho de combustão.
O Dióxido de Carbono é um gás incolor, inodoro e não condutor de eletricidade.
O sistema fixo com Dióxido de Carbono é ideal para áreas onde existem riscos de incêndios classes B (líquidos ou gases inflamáveis) e classe C (Equipamentos energizados), como por exemplo: coifas industriais, cabines de pintura, salas com transformadores e geradores, processos químicos, embarcações e outros, em ambientes desabitados ou com pré-alarme para evacuação total das pessoas, onde se faz necessário o combate por inundação total.
Em sistemas de aplicação local, o dióxido de carbono é descarregado através dos bicos difusores, diretamente sobre a superfície ou material incendiado.
O sistema fixo de CO2 consiste em uma bateria de cilindros de aço, com válvulas de abertura rápida automática ou manual onde é armazenado o agente extintor que é descarregado no ambiente através de tubulação dimensionada conforme a capacidade volumétrica dos ambientes.